Uma pessoa com diástase provavelmente sofre de dores nas costas, intestino preso , incontinência urinária etc…Pois há uma falha de todo um sistema relacionado com função da musculatura da parede abdominal e pelvica que não se resolvem com as cirurgias citadas no início da legenda!
A abdominoplastia é indicada em casos de acentuada flacidez cutânea associada a lipodistrofia localizada ou generalizada, com objetivo de restabelecer o contorno corporal eliminando o excesso cutâneo e o tecido adiposo e quando possível corrigir eventuais hérnias (Borges, 2006)
O resultado esteticamente dizendo é bem satisfatório quando há um pós operatório bem orientado pelo médico e seguido a risca pela paciente.
PORÉM,CONTUDO, ENTRETANTO E TODAVIA a cirurgia NÃO RECUPERA FUNCÃO da musculatura da parede abdominal , sendo um fator preocupante, uma vez que continuará acontecendo o aumento da PIA comprometendo esse resultado principalmente a longo prazo .
Quando as desordens posturais e respiratórias do abdômen continuam e até se agravam devido a cicatrização e aderências da cirurgia você Mocinha pode sofrer sérias consequências!
Médicos mais concientes tem indicado exercícios pré e pós operatório, afim de preparar músculo e fascias no pré e manter o bom resultado no pós operatório a longo prazo.
É necessário que a paciente desenvolva uma boa co ativação e gestão das pressões internas do Abdômen em especial do músculo transverso mesmo passando pela cirurgia.